domingo, 2 de novembro de 2014

Confirmado: Jogos Mortais 8 vem aí!



As franquias de terror nunca realmente terminam, não é mesmo? Os próximos dois anos vão trazer aos cinemas um novo Sexta-feira 13, um novo Halloween, um novo Poltergeist... e também mais um filme de Jogos Mortais! A saga de tortura, que tinha produzido sua sétima história em 2010, parecia abandonada, mas começou a despertar rumores de um retorno em 2013. Agora os produtores Mark Burg e Oren Koules confirmaram a produção, com os criadores do filme original à frente do projeto:
“Quando Jogos Mortais chegou, James Wan e Leigh Whannell tinham muito medo de serem conhecidos como ‘os caras de Jogos Mortais’, e eles estavam tentando construir uma marca própria. Agora eles construíram uma marca própria [os cineastas trabalharam em Sobrenatural e Invocação do Male se sentem à vontade para retornar. Nós vamos fazer isso. James e Leigh vão colocar a sua marca".
Os produtores completaram: “Está na hora. James está concluindo o seu filme [Velozes & Furiosos 7]. Leigh está concluindo o seu filme [Sobrenatural: Capítulo 3]. Todos têm tempo, e está na hora”.
Acredita que Jogos Mortais ainda possa trazer novidades à franquia? Pretende assistir ao oitavo filme da série?

Confira o video que eu fiz Falando mais sobre Jogos Mortais.









A História Real de Vlad Tepes - Filme Drácula: A História Nunca Contada






Os habitantes da Transilvânia sempre foram inimigos dos turcos, com quem tiveram batalhas épicas. Para evitar que sua população fosse massacrada, o rei local aceitou entregar aos turcos centenas de crianças. Entre elas estava seu próprio filho, Vlad Tepes (Luke Evans), que aprendeu com os turcos a arte de guerrear. Logo Vlad ganhou fama pela ferocidade nas batalhas e também por empalar os derrotados. De volta à Transilvânia, onde é nomeado príncipe, ele governa em paz por 10 anos. Só que o rei Mehmed (Dominic Cooper) mais uma vez exige que 100 crianças sejam entregues aos turcos. Vlad se recusa e, com isso, inicia uma nova guerra. Para vencê-la, ele recorre a um ser das trevas (Charles Dance) que vive pela região. Após beber o sangue dele, Vlad se torna um vampiro e ganha poderes sobrehumanos.

Uma coisa eu lhe digo, é um filme mais de ação do que de terror! E como todo filme hollywoodiano, é cheio de exageros e inverdades. Vamos conhecer o verdadeiro Vlad Tepes

Um Pouco de História
Mapa do Império Otomano de 1481. Veja a região da Valaquia.
A Transilvânia é logo a direta.
Para saber quem foi Vlad Tepes temos de saber um pouco de história, não adianta. Vou ser bem sucinto nesta parte, para vocês não ficarem entediados, mas é importante saber.

A Romênia era um país que estava dividida entre o mundo cristão e o mundo muçulmano (Turquia).

No século XV ela estava em guerra contra o Império Otomano, que lutava para conquistar a região. Vlad II defendia a região romena da Transilvânia de ataques dos turcos com sucesso, tanto que chamou a atenção do sacro imperador romano Sigismundo de Luxemburgo.

Em 1431, Vlad II entrou para a Ordem do Dragão, uma fraternidade secreta militar e religiosa, cujo objetivo era proteger a igreja católica contra heresias, criada pelo sacro imperador romano Sigismundo e sua segunda esposa, Bárbara Von Cilli. Outro objetivo da Ordem, era organizar uma cruzada contra os turcos, que haviam invadido a Península dos Balcãs.

É importante saber que quando Vlad II entra para a Ordem do Dragão, ele ganha o apelido de Dracul que vem do latim draco ("dragão"), e passa a ser chamada Vlad II Dracul.
Símbolo da Ordem do Dragão
Em 1436, ele conseguiu matar Alexandru I e se tornar Princípe da Valaquia,

Só que Vlad II Dracul virou a casaca e se aliou a quem estava combatendo: os Otomanos! Ele se uniu ao sultão turco Murad II e passou a combater Sigismundo e todos da Ordem do Dragão. Várias vezes, Vlad II Draculacompanhou o sultão em ataques por toda a Transilvânia, contra os seus compatriotas transilvanos. Mas que belo !@#$!@#$!@#$!@#$!#@$.

É claro que o sultão turco Murad II ficou desconfiado com essa história de vira casaca e armou uma emboscada para Vlad e seus dois filhos (Radu e Vlad III). Vlad II Draculfoi preso, acusado de deslealdade. Agora que vem o pior, além de traidor, veja o que ele vez para salvar seu pescoço: deixou seus dois filhos como reféns na cidade turca de Adrianopla.

Ele voltou para a Romênia e reassumiu o trono de Príncipe da Valaquia com o apoio dos turcos, e teve que pagar muitos tributos e outros favores a eles. Só que a vida não era fácil naquela época. Vlad II Dracul tinha de se preocupar também com a Hungria, que surgia como potência. Em 1447 a Hungria invade a Valáquia e mata Vlad II Dracul e seu filho mais velho, Mircea.
Regiões da Romêmia. Em verde a Transilvânia, em azul a Valáquia e a Moldávia em vermelho.


Vamos falar Finalmente de Vlad Tepes

Agora sim podemos começar a falar do de Vlad III, também conhecido como Príncipe da ValáquiaVlad, o Empalador, Vlad III Draculea ou Vlad Țepeș. Ele nasceu no ano de 1431, na cidade de Sighișoara na região conhecida como Transilvânia - Romênia. A casa onde ele nasceu ainda está de pé nos dias de hoje.
Casa onde Vlad Tepes nasceu. Hoje é um restaurante. Clique aqui para ver via Google Street View


Com o pai sendo Princípe da Valaquia, a educação de Vlad III foi típica a dado para os filhos da Nobreza pela Europa, e ele aprendeu tudo o que era demandado a um Cavaleiro Cristão sobre guerra e paz.

Mas como vimos, sua vida mudou quando seu pai entregou ele e seu irmã Radu para os turcos em troca de sua liberdade em 1444. Ele permaneceu refém em na cidade turca de Adrianopla até 1448.

Esses anos de cativeiro, foram fundamentais na formação do seu caráter. Drácula passou a desprezar a vida e ter uma baixa estima pela natureza humana. Sabendo que ao menor deslize de seu pai, sua vida lhe seria simplesmente tirada (seu pai era Principe da Valaquia, mas respondia aos turcos).

Vlad III aprendeu cedo que em política, a moral é algo totalmente inútil (é assim até hoje, perceberam nas eleições). Aprendeu a língua turca (a qual sabia como um nativo) e se deliciou dos prazeres do harém do sultão (já que seu cativeiro não era algo tão restrito assim). Porém, é relatado pelos seus captores que desenvolveu uma reputação de trapaceiro e ardiloso, insubordinando e bruto, inspirando medo aos seus próprios guardas.
Retrato de Vlad II Dracul pai de Vlad Tepes
Em 1447, ele fica sabendo que seu pai Vlad II Dracul morreu vítima de uma emboscada por João Hunyadi da Hungria, e que seu irmão Mircea, foi cegado com ferro em brasa e queimado vivo. Esses dois fatos também fortificaram a sede de vingança.

Em 1448, com o apoio dos turcos, foi tentar tomar o trono Valaquia, e ser o nome Príncipe da Valaquia. Ele até ficou 2 meses no trono, até ser expulso pelos húngaros e fugir para a Moldávia. Este retorno tardio de Vlad III teria confundido os moradores da região, que pensaram ser Vlad II retornando anos após a sua morte. Isso teria ajudado a criar a lenda de sua imortalidade. 

Vlad III passou a assinar vários documentos com o sobrenome Draculea, que significa "filho do dragão", uma referência a seu pai, Vlad II Dracul.

Draculea ficou exilado até 1451, quando voltou e se curvou a João Corvino (ou Hunyadi János) - que matou seu pai e irmão - na Transilvânia. Por interesses políticos mútuos, Drácula e Hunyad se aproximaram de modo que Hunyad foi o último tutor de Drácula. Com ele, Draculeaaprendeu muito sobre estratégia antiturca, pois participou de muitas campanhas contra os turcos em regiões que hoje conhecemos como antiga Iugoslávia. Ele ficou sob a proteção de Corvino, até 1456 esperando por uma oportunidade de retomar a Valáquia dele.

Em 1456 esse dia chegou, pois Corvino foi morto em guerra e ele retomou o trono de Príncipe da Valaquia, e político que era, apoiou os turcos por um período, até se consolidar no poder, o que aconteceu rapidamente, onde se manteve até 1462.

Então vemos que Vlad III Draculea, que foi enviado pelos turcos para ser Princípe da Valaquia, vira a casaca, como o pai, e passa a ser perseguidor dos turcos!
Retrato de Vlad III Draculea, Vlad Tepes, Vlad Príncipe da Valáquia ou Vlad o Empalador


Vlad, o Empalador
Pintura mostrando Vlad Tepes
comendo junto aos empalados!
Você já reparou que a maioria dos Seriais Killers teve problemas na infância? Muitos foram abusados pelos próprios pais, apanhavam muitos, eram feitos de escravos etc. A forma como forma criados acaba sendo determinante para a vida adulta. Veja o exemplo do serial killer de Goiânia-GO, o vigilante Thiago Henrique Gomes da Rocha, de 26 anos. Ele matou mais de 40 pessoas e disse que sofreu abuso sexual na infância.

Por isso tive contei como foi a infância de Vlad III Draculea. Você acha que ele ia crescer normal? Quando ele resolveu combater o Império Otomano, o cara foi o mais brutal possível!

A maioria das atrocidades remetidas a ele são do perído de 1456 até 1462, quando era Príncipe da Valáquia. Durante esse tempo que ele lançou seu próprio ataque contra os Turcos. Seu ataque foi relativamente bem sucedido inicialmente. Suas habilidades como guerreiro e sua bem conhecida crueldade fizeram dele um inimigo temido.

Vlad adora matar usando um método chamado Empalamento, que é um método de tortura e execução que consistia na inserção de uma estaca pelo ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado. A vítima, atravessada pela estaca, era deixada para morrer sentido dores terríveis, agravadas pela sensação de sede. A vítima demoraria até 48 horas para morrer.

É difícil estabelecer estatísticas sobre aquela época, mas segundo relatos alemães, parece que em um de seus saques, quando matou um de seus rivais e empalou todos os habitantes da cidade de Amlas, Drácula matou cerca de vinte mil pessoas, entre mulheres, homens, crianças.

Outra cidade ligada ao nome de Drácula, é Brasov. Dizem que foi em suas colinas que as vítimas de Vlad eram empaladas e deixadas morrerem e apodrecerem ao sol. Conta-se que em uma destas colinas, Drácula jantou e tomou vinho entre seus cadáveres.

Há também uma narrativa russa que fala de um boiardo, que veio para uma festa em Brasov e não aguentando o cheiro do sangue coagulado, fechou suas narinas com os dedos, num gesto de repulsa. Drácula mandou que fosse trazida uma estaca e a exibiu ao visitante dizendo: "Fica ali, bem afastado, onde o mau cheiro não vai incomodar-te". E mandou empalar o boiardo.

Certa vez, dois súditos se esqueceram de tirar o chapéu para reverenciar sua chegada e, por causa disso, Vlad mandou pregar os chapéus em suas cabeças.

Também dizem as lendas que um dia Vlad viu um aldeão com a camisa toda suja e lhe perguntou se sua esposa era saudável. O aldeão respondeu que sim e sua mulher teve ambas as mãos decepadas; e Vlad arrumou outra esposa para o aldeão e lhe mostrou o que acontecera com a antiga, para que servisse de exemplo. Vlad tinha prazer em comer em frente a suas vítimas com os corpos empalados, ouvindo seus gritos de agonia.
Calma! São empalados de mentira. Eles te recepcionam quando você chega ao Castelo de Bram


Os últimos anos de vida

Em 1462, os turcos retomam a Valaquia e Vlad III Draculea é forçado a pedir asilo na Hunguia, onde ele é preso e fica 12 anos em uma torre. Aqui a história é um pouco confusa.... Então, não vou me aprofundar. O importante é que o cara não desistia de ser o Príncipe da Valaquia e em 1476 mais uma vez estava pronto para atacar. Ele conseguiu ficar no trono alguns meses, mas logo os turcos vieram e o mataram. Era o fim de Vlad IIIDraculea...

Como foi muito cruel, Vlad Tepes não conseguiu apoio do povo contra os turcos e foi morto.

Afinal, é vilão ou herói?

Depende pra quem perguntar!

No folclore romeno, não é considerado totalmente um vilão. Na Valáquia, Vlad é homenageado em baladas populares e lendas camponesas, principalmente nos vilarejos das montanhas que cercam o próprio castelo de Drácula, região onde ele é mais lembrado. Vlad é realmente parte importante na reconstrução do passado. Os camponeses se orgulhavam dos feitos militares de Drácula, não importando os métodos por ele utilizados para tanto. O fato dele ter lutado para expulsar os "não-cristãos" parecem aliviar sua culpa pelos empalamentos dos compatriotas.

Já para alemães, turcos e algumas russos, o cara é um tirano.
Pintura retratando muitos corpos empalados por Vlad Tepes, herói para uns, vilão para outros...

Inspiração para o Conde Drácula, do romance Drácula
1ª Edição do livro Dracula de
Bram Stoker.
Diz a lenda que Vlad Tepes (Tepes é empalar em romeno) foi a inspiração para o Conde Drácula, personagem fictício que dá título ao livro de Bram Stoker escrito em 1897. O personagem é o mais famoso vampiro da ficção, e segundo o Guiness Book, o monstro fictício com maior número de aparições na mídia, diretas ou indiretas.

É claro que o romance se inspirou na história de Vlad Tepes, não a recriou. Isso fica claro quando ele fala que o castelo de Drácula fica na Transilvânia e não na Valáquia, que foi o local que por tantas vezes Vlad III Draculea tentou ser o Príncipe.

Conhecido habitualmente como o "Castelo do Drácula", é promovido como a residência da personagem que dá título ao Drácula de Bram Stoker e dá última vez que ouvi notícias dele, estava a venda por U$ 170 milhões.

A crença que o conde Drácula é morto vivo veio de um fato que em uma de suas muitas batalhas ele levou um forte golpe na cabeça, que o deixou em coma. Depois de ver o seu líder cair seus homens bateram em retirada levando consigo seu corpo e antes da fuga ser realizada, Vlad III acordou do coma como se nada tivesse acontecido e logo depois de recobrar os sentidos retornou à batalha levando seu exército à vitória e a uma de suas mais sangrentas batalhas, criando assim a crença que ele havia retornado dos mortos como um morto vivo.


Confira o video que eu fiz falando mais sobre a  

História do filme e de Vlad Tepes



A Verdadeira História do Filme Annabelle- Fatos sobre Filmes

 

O caso de Annabelle foi investigado por ninguém menos que o famoso casal de demonologistas e investigadores paranormais 
Ed e Lorraine Warren. Para quem não lembra, foram eles que investigaram, por exemplo, o caso em Amityville, uma das maiores tragédias nos EUA e que posteriormente virou filme. Embora Ed já seja falecido, Lorraine também sempre participa de investigações paranormais no programa “Paranormal State” (Estado Paranormal, no Canal bio.) à convite de Ryan Buell.
O caso que vamos ver a seguir, da boneca Annabelle, é um dos mais famosos dos Warren e está registrado no livro “The Demonologist” (O Demonologista). O texto foi retirado do site oficial dos Warren e traduzido para o português.
A maldição da Boneca do Diabo mantida no Museu Ocultista dos Warren
Reconstituição do Caso Annabelle. 
A boneca mudava de posição na cama.
Em 1970, uma mãe comprou uma antiga bonecaRaggedy Ann* de uma Hobby Store (Loja especializada em bonecas de coleção). A boneca foi um presente para sua filha, Donna, em seu aniversário. Donna, na época, era uma estudante na faculdade, preparando-se para formar-se em enfermagem e residia em um apartamento minúsculo com sua companheira de quarto Anngie (uma enfermeira também). Contente com a boneca, Donna a colocou em sua cama como uma decoração e não lhe deu maior atenção até alguns dias mais tarde. Com o tempo, Donna e Angie notaram que parecia haver algo de muito estranho e assustador com a boneca. A boneca, aparentemente, movia-se sozinha, num primeiro momento movimentos relativamente imperceptíveis, como uma mudança de posição, mas com o tempo o movimento se tornou mais perceptível. Donna e Angie vinham para casa e encontravam a boneca em uma sala completamente diferente da que a haviam deixado. Às vezes, a boneca era encontrada de braços e pernas cruzadas no sofá, outras vezes era encontrada na posição vertical, em pé, encostada em uma cadeira na sala de jantar. Várias vezes Donna colocava a boneca no sofá antes de sair para o trabalho, e quando voltava para casa encontrava a boneca de volta em seu quarto sobre a cama com a porta fechada.
As MensagensAnnabelle, a boneca, não só se mexia, mas escrevia também. Com cerca de um mês de experiências, Donna e Angie começaram a encontrar mensagens à lápis sobre um papel de pergaminho onde lia-se "Ajude-nos" e"Ajude Lou". A escrita à mão parecia pertencer a uma criança pequena. A parte assustadora sobre as mensagens não eram os textos, mas a maneira como eles foram escritos. Naquela época, Donna não tinha papel de pergaminho em sua casa, onde as mensagens foram escritas. Então, de onde veio isso?
Annabelle atualmente, confinada em uma caixa feita especialmente para ela, no Museu Ocultista dos Warren.

A MédiumUma noite, Donna voltou para casa e encontrou a boneca novamente em uma posição diferente da que havia deixado, desta vez em sua cama. Donna descobrira que isso era típico da boneca, mas de alguma forma ela sabia que desta vez era diferente, algo não estava certo. Uma sensação de medo tomou conta dela quando, ao inspecionar a boneca, viu o que pareciam gotas de sangue na parte de trás de suas mãos e em seu peito. Aparentemente, do nada, uma substância líquida e vermelha apareceu na boneca. Assustada e desesperada Donna e Angie decidiram que era hora de procurar aconselhamento especializado.
Sem saber para onde ir, elas contactaram uma médium e uma sessão foi realizada. Donna foi então apresentada ao espírito de Annabelle Higgins. A médium relatou a história de Annabelle para Donna e Angie. Annabelle era uma jovem que residia na propriedade antes dos apartamentos serem construídos, aqueles foram "momentos felizes". Ela era uma menina de apenas sete anos de idade quando seu corpo sem vida foi encontrado no campo em que o complexo de apartamentos estava agora.
O espírito relatou à médium que ela se sentiu confortável com Donna e Angie e queria ficar com elas e ser amada. Sentindo compaixão por Annabell e sua história, Donna permitiu que a boneca continuasse “possuída” para que Annabell pudesse ficar com elas. No entanto, elas logo descobriram que Annabelle não era o que parecia ser. Isso não era um caso comum e definitivamente aquela não era uma boneca comum.

O relato de Lou
Annabelle colocada em sua caixa especial pelos Warren.
Lou era amigo de Donna e Angie e tinha estado com elas desde o dia em que a boneca chegou. Lou nunca gostou da boneca e em várias ocasiões advertiu Donna que ela era do mal e era para livrar-se dela. Porém, Donna tinha um laço de compaixão com a boneca e sem dar muito crédito aos “sentimentos” de Lou, manteve a boneca. Mas a decisão de Donna, ao que parece, foi um erro terrível.

Lou acordou uma noite de um sono profundo e em pânico. Mais uma vez ele teve um pesadelo recorrente. Só que desta vez, de alguma forma, algo parecia diferente. Era como se ele estivesse acordado, mas não podia se mover. Ele olhou ao redor da sala, mas não podia discernir nada fora do comum, e então aconteceu. Olhando para baixo em direção a seus pés, ele viu a boneca, Annabelle. Ela começou a deslizar lentamente subindo por sua perna, depois sobre seu peito e então parou. Em poucos segundos a boneca começou a estrangulá-lo. Paralisado e ofegante Lou, no ponto de asfixia, apagou. Lou acordou na manhã seguinte, certo de que não era um sonho, ele estava determinado a livrar-se da boneca e do espírito que a possuía. Lou, no entanto, teria mais uma experiência terrível com Annabelle.





A Conclusão
Padre Cooke, embora desconfortável com seu papel de um exorcista, concordou em realizar o ritual de exorcismo de sete páginas, uma doutrina que ele recitou em todo o apartamento até o ponto em que os Warren estavam confiantes de que a entidade não mais residia lá. Eles concordaram em levar a boneca de pano de volta para casa com eles. Antes de ir, Ed colocou a boneca no banco de trás do carro e concordou que não iria dirigir pela interestadual, no caso de o espírito não-humano ainda residir com a boneca.

Suas suspeitas foram todas confirmadas, os Warren sentiram-se como objetos de um ódio vicioso. Então, em cada curva perigosa o carro patinava e morria causando falha na direção hidráulica e nos freios. Repetidamente o carro beirava a colisão. Ed então parou o carro, foi até o banco de trás e pegou, em sua bolsa preta, um frasco de água benta e encharcou a boneca fazendo o sinal da cruz sobre ela. Os distúrbios pararam imediatamente e os Warren chegaram em casa em segurança.

Após os Warren chegarem em casa, Ed sentou a boneca em uma cadeira ao lado de sua mesa. A boneca levitou várias vezes no início, em seguida, ela parecia cair inerte. Durante as semanas que se seguiram, no entanto, a boneca começou a aparecer em várias salas da casa. Quando os Warren saiam e deixavam a boneca trancada no edifício exterior, eles muitas vezes voltavam e quando abriam a porta da frente encontravam a boneca sentada confortavelmente em cima de cadeira de Ed. A boneca também mostrou um ódio por clérigos que vieram até a casa.


Em uma ocasião o Padre Jason Bradford, um exorcista católico, chegou à casa. Ao ver a boneca sentada na cadeira, ele pegou e disse: "Você é apenas uma boneca de pano, Annabelle, você não pode machucar ninguém", e jogou a boneca de volta na cadeira, nesse ponto Ed exclamou: "Isso é uma coisa que é melhor você não dizer." Ao sair, uma hora mais tarde, Lorraine pediu encarecidamente ao padre para que tomasse muito cuidado ao dirigir e que ligasse para ela quando chegasse em casa. Lorraine previu tragédia para este jovem sacerdote, mas ele teve de seguir o seu caminho. Poucas horas depois Padre Jason ligou para Lorraine e explicou que seus freios falharam quando ele entrou em um cruzamento movimentado. Ele foi envolvido em um acidente quase fatal que destruiu seu veículo. Este foi apenas um dos muitos eventos que ocorreram durante os próximos anos.

Os Warren tem uma caixa construída especialmente para Annabelle dentro do Museu Ocultista, onde ela reside até hoje. Desde que a caixa foi construída, Annabelle parece não mais se mover, mas ela é tida como responsável pela morte de um jovem que veio para o museu em uma moto com sua namorada. O jovem, após ouvir o relato de Ed sobre a boneca, desafiadoramente foi para cima e começou a bater sobre a caixa insistindo que, se a boneca podia deixar marcas nas pessoas, então ele queria ser marcado também. Ed disse para o jovem: “Filho, você precisa sair " e o colocou para fora do prédio.

No caminho para casa, o jovem e sua namorada estavam rindo e zombando da boneca quando perderam o controle da motocicleta e bateram com a cabeça em uma árvore. O jovem foi morto instantaneamente, mas sua namorada sobreviveu e ficou hospitalizada por mais de um ano. Quando perguntado o que aconteceu, a jovem explicou que eles estavam rindo da boneca, quando perderam o controle da motocicleta.

Ed avisa você para não desafiar o mal, que nenhum homem é mais poderoso do que Satanás.


E Essa Foi a Verdadeira História do Filme                                                                                  Annabelle!




Confira o video que eu fiz falando mais sobre a  

História do filme Annabelle